Ministério divulga escolas do 5º ao 9º ano que mais ajudam os alunos a melhorar os resultados. A TSF explica como fazer a busca. A base de dados inclui escolas públicas e privadas.
O Ministério da Educação tem a partir desta quarta-feira uma nova ferramenta na internet que permite saber se as escolas do 2º e 3º ciclo estão a conseguir promover o sucesso escolar dos alunos.
O portal Infoescolas passa a reunir os resultados de mais de 2 mil escolas do 2º e 3º ciclo. O site está disponível desde agosto, mas só tinha dados do ensino secundário. A nova versão inclui um novo indicador que pretende perceber qual o desempenho da escola naquilo que identifica como “promoção do sucesso escolar”.
No caso dos alunos do 3º ciclo, o indicador revela a percentagem de alunos que obtêm positiva nos exames do 9.º ano após um percurso sem retenções nos 7.º e 8.º anos. No 2º ciclo, é observada a percentagem de alunos que não chumbaram no 5º ano e que obtêm positiva nos exames do 6.º ano.
Em ambos os casos, e para evitar comparações injustas com escolas com contextos familiares, sociais e económicos muito diferentes, o Ministério compara o resultado de cada escola com o que aconteceu em todo o país aos alunos que tinham um nível semelhante no início desse ciclo de estudos.
Guia para conhecer o sucesso de cada escola
Para perceber o desempenho de cada escola, os pais podem entrar no site infoescolas.mec.pt e começar por escolher o ciclo de ensino. De seguida é preciso escolher o distrito, o concelho e a escola em causa.

Selecionada a escola, os dados mais relevantes estão no fim e no indicador “Promoção do sucesso escolar”. As escolas com sinal + estão bem, as que têm sinal – estão mal e as + – assim-assim. As escolas que tenham uma diferença mais positiva entre os seus resultados (coluna azul) e os do país (coluna verde) são as melhores.

O site do governo tem ainda indicadores úteis como a progressão dos resultados dos alunos a português e matemática, bem como a forma como os resultados dessa escola se comparam com os resultados de outras escolas que têm alunos com características sócio-económicas semelhantes.
Só 42% acabam o 9º ano sem percalços
Os dados analisados pela TSF permitem perceber que apenas 42% dos alunos concluem o 2º ciclo sem chumbos e com positiva nos exames de português e matemática do 9º ano.
Na divisão por regiões, os dados revelam, contudo, grandes desigualdades. Em Portalegre, por exemplo, apenas 31% dos alunos acabam o 2º ciclo sem percalços. Em Coimbra a percentagem chega aos 51%.
Quanto ao sucesso das escolas, as de Beja são, em média, as que menos contribuem para o desempenho dos alunos. As escolas de Lisboa, Porto, Faro e Viseu também ficam mal na fotografia, mas o sucesso dos estabelecimentos de ensino não é tão negativo como em Beja.
Do outro lado, destaque para Coimbra que é, claramente, a região onde as escolas mais contribuem para a melhoria do sucesso escolar dos alunos.