Inauguração da Escola da Igreja Velha

 

page_1_570_9999

Obra faz parte de um conjunto de investimentos na requalificação do parque escolar do concelho.

page2_1_570_9999

Chegou ao fim o ciclo de requalificação escolar em S. Mamede de Infesta. Foi hoje inaugurada a nova escola EB da Igreja Velha que foi alvo de uma intervenção profunda no valor de 1,8 milhões de euros.

A antiga escola primária com quatro salas de aula foi transformada num moderno edifício escolar polivalente e alberga duas turmas da educação pré-escolar e oito turmas do primeiro ciclo, num total de 250 alunos. Com as novas instalações, foi desativada da EB da Asprela já no início do ano letivo e os seus alunos foram transferidos para a nova escola.

A EB Igreja Velha dispõe de oito salas de aula, uma sala para atividades de enriquecimento curricular, uma sala polivalente com vestiários e balneários, biblioteca, uma sala de apoio educativo e refeitório com cozinha, para além de outros espaços de trabalho e de apoio, recreio coberto, campo de jogos e parque infantil.

page3_1_570_9999O diretor da do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, José Faria, destacou, a propósito das novas instalações, que “as pedras são importantes, mas mais importante são as pessoas, a comunidade educativa” e o “ensino de qualidade”.

Já José Mesquita, diretor regional dos estabelecimentos escolares, elogiou “a gestão de proximidade com as escolas” levada a cabo pela autarquia.

Entre 2005 e 2015, recorde-se, a Câmara de Matosinhos investiu 53 milhões de euros na renovação do parque escolar do concelho. Foram requalificados e construídos de raiz um total de 29 estabelecimentos de ensino, com mais de 350 novas salas de aulas, beneficiando cerca de dez mil alunos. No início de 2016 entrarão em funcionamento as novas escolas do Estádio do Mar e Passos Manuel. “Esta é a conclusão de uma obra muito importante para a comunidade escolar de S. Mamede de Infesta. Era a peça que faltava. Não é irrelevante o percurso que fizemos. Deve-nos orgulhar a todos”, manifestou o Vereador da Educação, António Correia Pinto.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal salientou o esforço da autarquia “em conseguir honrar os seus compromissos, mesmo em tempos de crise”. Guilherme Pinto lamentou, no entanto, que, apesar das novas escolas com melhores condições e dos programas de combate ao insucesso escolar, os resultados ainda não refletem essa aposta.

Presentes na cerimónia de inauguração estiveram ainda a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, a Vereadora do Ambiente, Joana Felício, e o presidente da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta- Senhora da Hora, António Moutinho Mendes.

Anúncios

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s