MANUAL DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS

Cerimónia de apresentação do Manual das Associações de Pais 2016 decorreu na sala de sessões pública da Câmara de Matosinhos na noite de 4 de março.

A iniciativa, realizada pela Câmara de Matosinhos em parceria com a Federação Concelhia das Associações de Pais de Matosinhos (FAP Matosinhos), contou com a presença do Vereador da Educação, António Correia Pinto, do Presidente da FAP Matosinhos, Luís Torres, do Delegado Regional Norte da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, José Mesquita, bem como de um representante da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais).

Numa sala repleta de membros de associações de pais das escolas do concelho e de outros concelhos limítrofes, diretores e presidentes dos conselhos gerais, a abertura da sessão de apresentação do Manual das Associações de Pais 2016 coube a Luís Torres que se congratulou com a presença de todos e, particularmente, dos pais e encarregados de educação, enquanto importantes parceiros para a dignificação da escola pública de qualidade que todos querem construir. Aproveitou ainda para agradecer toda a colaboração dos colegas que mais diretamente trabalharam na sua conceção e todo o apoio que sempre tiveram da parte da autarquia.

Já o Vereador da Educação da autarquia elogiou todos quantos se envolveram na elaboração deste manual que se constitui como um depositário de reflexões e experiências sobre o dia a dia do Movimento Associativo de Pais, disponibilizando, paralelamente, um conjunto de modelos de trabalho bem como referências à legislação vigente que serão, certamente, um excelente auxiliar para todas as associações de pais e para o desenvolvimento de uma profícua e desejável articulação com os órgãos de gestão das instituições educativas do concelho e com toda a comunidade educativa.

O Delegado Regional da DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares) relembrou o bom relacionamento que sempre teve com os representantes dos pais e encarregados de educação e as boas recordações que mantém dessa articulação, afirmando, paralelamente, que este manual pode ser um bom auxiliar para o trabalho das associações de pais e sublinhando o seu papel importantíssimo e pioneiro. Destacou também que o organismo que neste momento dirige estará sempre aberto à participação dos pais e sempre recetivo para resolver todas as questões que se coloquem no quotidiano escolar.

No final da cerimónia foi servido um porto de honra e foi aberto um espaço de confraternização entre todos os presentes confirmando-se, uma vez mais, que a educação só tem a ganhar com o envolvimento, a proximidade, a dedicação e a parceria de todos os agentes educativos.

(FONTE: http://www.cm-matosinhos.pt/pages/242?news_id=3961)

Anúncios

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s