Renovação de matrículas escolares passa a ser automática para a maioria dos anos. Inícios de ciclo são exceção

Numa nota publicada no site do governo, o Ministério da Educação anunciou que a renovação das matrículas da maioria dos anos de escolaridade vai fazer-se de forma automática, exceção feita aos anos de início de ciclo. Em causa está um elevado fluxo de acessos ao Portal das Matrículas, que dificultou o processo, deixando este espaço em baixo, bem como “ataques informáticos de elevada complexidade”.

“As renovações de matrícula para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos passam a processar-se de forma automática, com exceção das transferências de estabelecimento de ensino”, pode -ser na nota do Ministério da Educação disponibilizada online no site do governo português.

O comunicado revela que a exceção serão os “anos de início de ciclo – 5.º, 7.º e 10.º anos –, bem como as transferências, continuarão a ser tramitadas no Portal das Matrículas”.

A pasta tutelada pelo ministro Tiago Brandão Rodrigues informa que após vários dias em que foram ultrapassadas as 100 mil matrículas diárias e 70% do total de alunos ter conseguido completar o procedimento, foi considerado que a renovação automática seria a opção mais acessível.

Apesar dos valores acima mencionados, o Portal das Matrículas foi alvo de várias críticas com o Ministério da Educação a reconhecer, no comunicado, que o grande fluxo de acessos levou a que o espaço estivesse várias vezes em baixo. Além disso, o governo revelou ainda que o portal foi alvo de vários “ataques informáticos de elevada complexidade, que estão a ser acompanhados pelo Centro Nacional de Cibersegurança, e que provocaram graves bloqueios no sistema”.

Fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/renovacao-de-matriculas-passa-a-ser-automatica-para-a-maioria-dos-anos-inicios-de-ciclo-sao-excecao

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s