Discurso Tomada de Posse dos Órgãos Sociais para o Biénio 2017/2018

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

Dr. Eduardo Pinheiro,
Exmo. Sr. Vereador da Educação da Câmara Municipal de Matosinhos
Prof. Correia Pinto,
Exmo. Sra. Vice Presidente da CONFAP
Dra. Helena Pedroso,
Ilustres Sócios Honorários, Representantes das Federações aqui presentes, Caros associados
Começa hoje mais um mandato á frente desta instituição e quero aqui, publicamente agradecer aos membros que cessaram as suas funções, por todos estes anos de Movimento.
Mesmo em detrimento das suas famílias estiveram sempre de corpo e alma no Movimento Associativo de Pais em prol dos nossos filhos, em prol de um bom sistema de ensino, para todos eles o nosso obrigado.
Dar as boas vindas aos novos elementos que hoje tomaram posse como membros dos OS da FAP Matosinhos e como não podia deixar de ser, desejar a todos os membros dos órgãos sociais da FAP Matosinhos, felicidades nas suas novas funções.
São membros com muita experiência no MAP, junto das suas associações e como tal imprescindíveis na FAP.
Procurei incluir membros que dessem garantias de que a FAP vai continuar a desempenhar com independência, rigor e profissionalismo, todos os compromissos em que esta envolvida, o que penso que consegui.
Matosinhos esta no segundo ano do processo de descentralização da educação.
Um projeto que o nosso município, graças á visão de um executivo que sabe que a educação é o pilar de uma sociedade forte, esclarecida, agarrou desde início, não esperando ser convidado para integrar este projeto, mas oferecendo-se para tomar as rédeas da educação no seu município.
Estamos no segundo ano e depois de um primeiro ano em que foi preciso limar algumas arestas, a máquina começa a trabalhar a todo o gás.
Também aqui a FAP Matosinhos esteve, esta e estará de corpo e alma pois aquilo que nos interessa é a defesa de uma escola pública de qualidade, de todos e para todos.
Temos como objetivos para este mandato manter as boas relações e parcerias com todos os nossos parceiros de forma a continuar a fazer do concelho de Matosinhos uma referência na educação a nível nacional.
Permitam-me terminar com umas breves palavras sobre aquele que foi, é e será sempre o nosso Sócio Honorário.
Fez ontem um mês que nos deixou o Dr. Guilherme Pinto.
Ao longo dos seus três mandatos, Guilherme Pinto, concretizou a sua aposta na educação, investindo sempre em rodear-se da equipa com mais competência, e mantendo sempre a autonomia, a motivação e a confiança sobre a mesma. Os bons resultados verificados são produto da democraticidade e do saber funcionar em equipa do Autarca. A sua aposta pessoal na educação, faz com que Matosinhos seja hoje reconhecida como um Município exemplo a nível nacional.
A FAP Matosinhos, sempre encontrou no Dr. Guilherme Pinto, nosso Sócio Honorário, uma porta aberta para os nossos problemas em relação à educação.
Desapareceu o nosso Sócio Honorário Guilherme Pinto. Desapareceu o Homem, o Autarca, mas vai perdurar para sempre a sua obra, os seus ensinamentos, a sua boa disposição, o seu grande carinho pelas pessoas.
Relembro as suas sábias palavras na 1.ª Newsletter “Mais Educação Mais Futuro” de Novembro de 2016:
“Ainda que, noutras latitudes, os poderes políticos continuem a apostar na ignorância e no obscurantismo, há muito que em Matosinhos sabemos que a educação e a instrução são fundamentais à consolidação de uma comunidade mais coesa, mais justa e mais participada por todos. Queremos ser, cada vez mais, um concelho constituído não apenas por pessoas, mas por cidadãos, desiderato alcançável apenas por via da qualidade do ensino e de uma aposta determinada na diversificação da oferta cultural, as quais assegurem equidade no acesso às oportunidades e uma participação mais consciente nos processos democráticos. É a única forma de sermos verdadeiramente livres.
Desapareceu o nosso Sócio Honorário Guilherme Pinto. Desapareceu o Homem, o Autarca, mas vai perdurar para sempre a sua obra, os seus ensinamentos, a sua boa disposição, o seu grande carinho pelas pessoas.
Tenho a consciência que ao fazer esta singela homenagem ao nosso Sócio Honorário, ao Autarca, ao Presidente, ao Homem Guilherme Pinto ficamos obrigados a seguir o seu exemplo, a paixão pela educação, mas principalmente a seguir as suas sensatas palavras.
“Não pretendemos só que os nossos jovens tenham boas notas – queremos que sejam melhores cidadãos”
Anúncios