Sócios Honorários

No  dia 10 de maio de 2013, decorreu pelas 21h30, na EB de Matosinhos, uma cerimónia de atribuição de títulos de sócios honorários da Federação Concelhia das Associações de Pais de Matosinhos. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara, Guilherme Pinto que enalteceu a qualidade das escolas de Matosinhos.

Guilherme Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, António Correia Pinto, vereador da Educação e Formação da Câmara Municipal de Matosinhos, Hermínia Ferreira, da FAP de Matosinhos, António Leite, Ex- Director Regional de Educação do Norte (DREN), Fernando Mack, ex- presidente do Núcleo de Associações de Pais de Matosinhos e Albino Almeida, ex-presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), foram os distinguidos, no passado dia 10 Maio de 2013, pela Federação Concelhia das Associações de Pais (FAP) de Matosinhos como sócios honorários.

DSC03075

A atribuição dos títulos foi feita numa cerimónia que decorreu no Auditório da EB de Matosinhos. A tentativa de concessão destes títulos já era um desejo antigo, mas primeiro foi necessário mudar os estatutos da associação para que isso fosse possível.

Firmino Luz, presidente do Conselho Executivo da Federação Concelhia das Associações de Pais (FAP) de Matosinhos explicou que esta decisão. “É acima de tudo uma questão de justiça: há pessoas que contribuíram muito para elevar o nome do que era o Núcleo das Associações de Pais de Matosinhos, agora Federação” disse, referindo os motivos pelos quais cada um dos distinguidos foi selecionado. “O Albino Almeida foi durante 10 anos o rosto da CONFAP”, com o Fernando Mack e a Hermínia Ferreira, “ aprendi muito.” “A Hermína ensinou-nos quase a nossa forma de estar, o Dr. António Leite, enquanto Diretor Regional é um parceiro importante: ele sempre pensou que os pais eram uma peça indispensável às escolas e além de pensar, executou”, explica.

Em relação aos elementos da Câmara Municipal, Firmino Luz alegou que estes são imprescindíveis porque “temos escolas em Matosinhos como não há mais no país”, trata-se de “reconhecer o mérito”.

Na cerimónia, houve ainda tempo para debater algumas das questões educativas mais pertinentes neste momento no concelho de Matosinhos.

Em relação aos desafios educativos que o concelho enfrenta neste momento, Firmino Luz afirmou que “construímos boas escolas, agora falta pôr cá dentro aquilo que é essencial, a parte humana”.

Guilherme Pinto, no seu discurso, enalteceu a qualidade das escolas de Matosinhos neste momento. “As escolas estão excelentes”, disse, mostrando-se menos agradado com a política educativa que classificou como “desastrosa”. O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos apelou ainda que se “tente inventar, já no próximo ano, uma forma de aproximar os pais, alunos, a Câmara e a Escola”.

António Correia Pinto, vereador da Educação e Formação, em relação a este aspecto alertou para o facto de se aproximarem “grandes dificuldades, o que justifica que o associativismo de pais em Matosinhos fique mais forte e mais coeso”.

DSC03091DSC03090923536_443826432374236_1690983716_nDSC03088374979_443826409040905_939606642_nDSC03074

Anúncios

Deixe a sua opinião

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s